quarta-feira, 10 de junho de 2015

Um caça sueco, Gripen-NG, “pousou” hoje na Esplanada dos Ministérios


 Na manhã desta quarta-feira, 10 de junho, o Ministro da Defesa inugurou a exposição do novo caça que será incorporado à Força Aérea Brasileira-FAB. Trata-se de uma maquete em tamanhho real. É o SAAB- Gripen-NG, de fabricação sueca. Serão entregues à FAB 36 aeronaves a partir de 2019.

Conversei longamente com o jovem Cap. Gustavo (foto), que acabou de chegar da Suécia, onde passou seis meses em treinamento nesses caças. Em agosto próximo embarcarão para lá 250 engenheiros aeronáuticos brasileiros que participarão do processo de fabricação das aeronaves. O contrato com a SAAB prevê o repasse da tecnologia de sua produção e o país poderá frabricá-los em futuro próximo, com acesso a  todos os níveis tecnológicos. Aliás, essa foi uma das grandes vantagens que pesou consideravelmente na escolha do modelo que concorreu com os Rafale – F 3 br, francês, da Dassault e o norteamericano Boeing F/A 18 br. O Brasil poderá, portanto, vir a ser um exportador de aeronaves de caça de última geração, além de eliminar a  importação e dependência de outros países.

O processo decisório sobre a escolha do modelo foi iniciado em 2006 e durou pelo menos oito anos. Já não foi sem tempo, pois os antigos Mirage 2.000 foram aposentados, sendo que o último se despediu em 31/12/2013. Eu mesmo os conheci logo que chegaram ao Brasil, como mostra a antiga foto na Base Aérea de Anápolis.

Bem vinda a New Generation, NG, da sueca SAAB com seu Gripen. Parabéns, FAB!

Brasília, 10 de junho de 2015

Paulo das Lavras 


 O menino com o jovem capitão Gustavo. Seis meses de treinamento da Suécia.


Bem vindo ao futuro da aviação de caça da FAB 

O Caça Gripen - NG, da sueca SAAB 

 
                                  Armamentos e dispositivos de guerra eletrônica no leme e extremidades das asas
   

 
 Armamentos não faltam....

 
                                                           Míssil CTA- Mectron, de fabricação nacional

O “menino” em primeiro plano, ainda jovem, em foto de 1982 na Base Aérea de Anápolis.
                         Mirage, o caça francês, que serviu à FAB por 30 anos. Agora substituídos pelo Gripen-NG





Nenhum comentário:

Postar um comentário