terça-feira, 23 de junho de 2015

Luto no mundo das artes

Há pessoas que marcam a gente de maneira indelével. Tocam nossa alma, seja no mundo artístico ou esportivo, para ficar apenas no campo do entretenimento.  Quando partem deixam um vazio em nossos corações. Assim foi com Ayrton Sena, Paulo Gracindo, Raul Cortez, José Wilker, Hebe Camargo, Dina Sfat, Nair Bello e tantos outros. Sempre deixam e permanecem as recordações de bons momentos e entretenimento que eles nos proporcionaram.

No que se refere a entretenimento e gosto pelas artes cênicas, uma das razões pelas quais prefiro filmes hollywoodianos a de outros países é justamente a qualidade das trilhas sonoras. Não há igual e nesse cenário, um compositor se destacava. Cito, de sua autoria, a trilha sonora do filme “Titanic”, o épico mais premiado do cinema. Grande parte do sucesso desse filme se deve à sua trilha sonora. Experimente ouvir as principais músicas temáticas da trilha sonora e diga se são, ou não, maravilhosas. Verdadeiro convite à introspecção ao cenário do drama dos sobreviventes que se salvaram do desastre. Aquelas músicas nos levam a uma profunda reflexão sobre a vida e o quão frágil ela é, mesmo diante da “fortaleza gigante, inafundável” como diziam os engenheiros navais que projetaram enorme transatlântico de luxo.

James Horner, assim se chamava o renomado compositor, vencedor de dois Oscar, justamente pela trilha sonora de "Titanic", que também inclui o megassucesso “My Heart Will Go On", com a belíssima interpretação de Celine Dion. Também foi autor das trilhas sonoras de diversos filmes como "Coração Valente", "Avatar", "Apollo 13" e "Uma Mente Brilhante". Todos de grande sucesso de bilheteria e premiações.

James Horner morreu ontem, em um acidente aéreo, aos 61 anos, depois que seu avião, pilotado por ele próprio, caiu em Santa Barbara/Califórnia, nos Estados Unidos. Tinha, segundo os amigos, enorme coração e talento inacreditável. Brilhante compositor, sem dúvida alguma, um grande artista Ele morreu fazendo o que amava, disse uma de suas assistentes na Califórnia. Deixa-nos uma grande lacuna, mas sua obra permanecerá em nossos corações. Experimente:

- Hymn to the Sea  James Horner  Trilha Sonora de Titanic
                                                     https://www.youtube.com/watch?v=pfqDyObazEA
- A Life So Changed  - James Horner -  Trilha sonora de Titanic                                       https://www.youtube.com/watch?v=lFH_wtkt42E
- My Heart Will Go On  -   http://letras.mus.br/titanic/40317/#topsTitanic  


Brasília, 23 de junho de 2015

Paulo das Lavras 


 
           O músico - James Horner – 1954-2015  
                

 
Não há como não se lembrar de suas composições

Nenhum comentário:

Postar um comentário