segunda-feira, 14 de janeiro de 2013


O Ano Novo, os Líderes do Futuro e o Sucesso

 

Ano Novo! Época propicia para se rever e refazer planos de negócios incluindo o mais importante deles, o nosso estilo de viver, repensando nossa vida na busca ou na manutenção da felicidade. Este é objetivo/meta mais sublime de todo ser humano e merece um tratado especial. Hoje, no entanto, vamos falar sobre liderança em tempos globalizados e os caminhos para o sucesso.
 
         Frances Hesselbein é o presidente e CEO (Chief Executive Officer, ou Diretor -Executivo) do Leader to Leader Institute (criado antes com o nome de Peter Drucker) e seus co-autores Marshal Goldsmith e Richard Beckhard, recomendam em seu livro “O Líder do Futuro - 2: Visões, Estratégias e Práticas para a Nova Era”,  alguns requisitos imprescindíveis para os lideres dessa nova era globalizada. São os seguinte, os atributos exigidos:

 - Autoconfiança
- Paixão pelo trabalho
- O amor pelas pessoas

             As empresas devem se organizar considerando três vertentes fundamentais para a sua estrutura. A primeira é “hierarquia” e nela o principal foco de ação é delegar atribuições. A segunda seria a incorporação do princípio de “comunidade” com ênfase na visão e nos valores, pois as empresas do futuro serão formadas  a partir de empresas menores interativas. A terceira dimensão seria a “economia” com os princípios da livre iniciativa, educação e liderança efetiva. É importante notar que a hierarquia por si própria não responde mais às complexidades do mundo corporativo atual e futuro. Há que compartilhar, delegar e gerenciar a comunidade de empresas menores interativas.
 
Porém de nada adianta a empresa ter tal perfil se não houver um líder que a comande, impulsione, incentive para enfrentar a concorrência globalizada. As incertezas políticas e econômicas, as novas regulamentações/desregulamentações em setores do mercado, a chegada de novas empresas e países emergentes, a taxa acentuada de aceleração do progresso tecnológico (atualmente o ciclo de atualização de eletrônicos caiu de cinco para menos de dois anos de obsolescência) modificam, juntos ou até isoladamente, as condições do mercado.
 
Assim, o líder tem papel fundamental para movimentar a empresa, cuidando de sua gestão, da tomada de decisão, cultivo dos valores, missão, objetivo, metas e visão de futuro da organização. Além disso, o líder deve manter as pessoas em permanente contato de modo a intercambiarem experiências, desempenhos, habilidades, atitudes comportamentais – incentivando as práticas desejáveis e  inibindo as indesejáveis e estabelecendo regras e limites negociados para o comportamento na empresa. Desse modo, tudo ou quase tudo poderá ser superado e a confiança e o desempenho dos colaboradores poderão ser sentidos. Caso contrário, o desânimo e a ineficiência predominarão e o empreendimento fracassará. Além disso, é evidente que o líder, tendo preenchido aqueles pré-requisitos de autoconfiança, paixão pelo trabalho e amor às pessoas, servirá de modelo comportamental para todos na empresa.
 
Entendidas as premissas para a boa gestão e exercida a liderança com equidade e ética junto a todos, o sucesso estará a caminho. Agora vale perguntar:
 
           Qual é a principal recomendação para o Sucesso?
 
Não existe apenas uma ou mais importante regra para o sucesso, mas sim uma série de recomendações que nos conduzem ao sucesso. A primeira é a escolha certa do parceiro. E isso vale tanto para o trabalho e o negócio quanto para a vida em geral. Neste caso a escolha do amigo, do cônjuge ou quem quer que seja o eleito para dividir consigo o seu viver. E isto é tão verdadeiro que até se cunhou aquele adágio: Diga-me com quem andas e direi quem és. A habilidade de identificar e associar-se a alguém, motivá-lo e utilizar adequadamente o seu potencial para a missão e objetivos do trabalho ou para a  sua vida/convivência é fundamental e é a base para o sucesso.
 
A segunda regra para o sucesso é o oposto à primeira: Evitar parceiros errados. Pessoas de mal com a vida, que vivem a reclamar de tudo, a julgar e condenar comportamentos alheios devem ser peremptoriamente evitadas, seja na empresa e principalmente na vida pessoal. Elas carregam uma enorme carga negativa capaz de detonar qualquer empreendimento ou suposta amizade. Pessoas otimistas são, indubitavelmente, melhores no trabalho e nas relações pessoais.

          A terceira regra para se atingir o Sucesso, mas não nessa ordem e quiçá a primeira de todas, é o Amor. Grafei a palavra Amor com inicial em caixa alta para justamente destaca-la. Todos sabem que em tudo o amor comanda. Se trabalharmos com amor ao ofício os resultados serão melhores e nem perceberemos o tempo passar. Se trabalhares com o que gosta, não terá trabalhado um único dia sequer, pois o trabalho, nesse caso, torna-se prazer. No trabalho e na empresa, agora, fica fácil somar a primeira regra a esta última, potencializando ainda mais as chances de se atingir o sucesso profissional e empresarial. No campo pessoal o amor comanda tudo, desde o trato com urbanidade e respeito ao próximo até as relações interpessoais de nossa escolha, os amigos e a família. Não é difícil atingir o sucesso. Porém, ele não vem por acaso. Ele é planejado e cuidadosamente executado e perseverado. No campo profissional o sucesso passa pela ação dos lideres, responsáveis pela execução dos planos da empresa e tomadas de decisões acertadas na hora certa. E no plano pessoal o que é o sucesso? O sucesso é a felicidade. Seja líder de si mesmo. Siga as regrinhas recomendadas e seja feliz. Este é o seu Sucesso. O maior e mais importante do mundo.

Feliz Ano Novo!
 
Brasília, janeiro de 2013
 
Paulo das Lavras

 

Um comentário:

  1. Ótimo texto, especialmente por ter abordado o amor às pessoas. No ambiente corporativo, isso costuma ser visto como fraqueza. Um grande abraço!

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