segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Ratoeira e tempo fechados na Esplanada - Ontem e hoje

        Participamos, ontem, 04/12/16, de uma belíssima manifestação cívica na Esplanada dos Ministérios: Contra a Corrupção! Pacífica, sem os baderneiros contratados à base de pouco dinheiro e sanduiches. Felizmente o aparato policial, com revistas individuais a todos os que adentravam o local e tropas de prontidão para garantir o direito de manifestação, foi suficiente para impedir vandalismos e agressões como aconteceu na semana passada com a destruição do térreo do meu local de trabalho por mais de 35 anos, o MEC. Mesmo sob ameaça meteorológica de tempestade, como comprovam as fotos que fiz, muitas famílias, jovens, crianças e idosos lá compareceram para levar seu apoio ao combate à corrupção generalizada no país.

            Interessante notar, logo à chegada, um enorme banner que cobria toda a lateral do carro de som. Uma ratoeira, prendendo o rabo de uma ratazana. E não é que na data de hoje a ratoeira desarmou, pela segunda vez, cassando o poder de um dos réus acusados de corrupção?

            As nuvens negras, de chuva, desabaram sobre nossas cabeças durante a manifestação. Muitos idosos aparecem nas fotos com capas de chuva, providencialmente vendidas pelos ambulantes, com lucro de 11 (onze) vezes o valor original. Nem assim deixamos de compra-las na hora do dilúvio, pois dizem que “pneumonia em idoso é fatal”.... Vai que.... Portanto foi melhor pagar o preço extorsivo e além disso o que adiantaria economizar, levar o dinheiro para a cova?...rsrs...

 Melhor sorte tiveram os policiais da tropa de choque da Polícia Legislativa Federal, que guarneciam as rampas de acesso ao Congresso. Receberam, cada um, uma capa igualzinha a que comprei.... Não me contive e durante aquela entrega de capas aos policiais, gritei para o comandante:

 “Pensei que os jovens, guapos e malhados rapazes da tropa fossem mais fortes que os idosos e não temessem a pneumonia.... Parabéns, comandante...”. Não houve, mesmo na tropa, quem não risse da piada oportunista.

Brincadeiras à parte, chamou-me a atenção o ato final dos manifestantes. Terminada a manifestação e mesmo sob chuva, fizeram um “arrastão” no gramado, por inteiro... Êpa, espera aí. Não se confunda, pois foi um arrastão de limpeza tal qual os japoneses fizeram e nos ensinaram, aqui no Estádio Nacional, por ocasião da Copa Mundial de Futebol. Também no local da manifestação cataram todo o lixo ali deixado e o dispuseram em sacos plásticos trazidos pelos organizadores. Nota 10 no quesito civilidade, do qual também participamos com prazer.

Foi muito bom e expressivo o ato cívico de ontem e hoje, ainda, mais gratificante com a notícia da destituição do poder de um réu da corrupção.

Vejam as fotos da manifestação cívica de ontem.


Brasília, 05 de dezembro de 2016


Paulo das Lavras 



 
A ratoeira no carro de som, ontem... E hoje, parece que se fechou mais
e cortou  o poder de um réu por corrupção.



 
Tempo já fechado, momentos antes do início da manifestação



 
começando a chuva...


 
e são muitos os que estão na mira, veja os cartazes



 
mas, muitos, muitos mesmo...., haja espaço para os
 partidos que não cabem no cartaz, segundo
 a autora, ao centro da foto


 
que vão parar no Moro


 
com morte política, sim!


 
é o que querem muitos jovens que estavam na manifestação


 
e nem, tampouco, se esqueceram do Pixuleco


 
manifestantes se aproximando das rampas de acesso ao Congresso Nacional
e a policia logo adiante...


 
a tropa de choque da Polícia Legislativa Federal se posicionando, com todo seu arsenal de bombas de efeito moral, gás lacrimogênio, spray de pimenta e
a temida Taser, arma de choque elétrico.
Mas, não houve confronto algum....


 
e a chuva caiu forte. Idosos encapados...rsrs... Xô, pneumonia...
 (mas a jovem também não se aventurou a se molhar...)


 
a faxina voluntária no gramado, mesmo sob chuva 


 
e veja, o gramado ficou impecável, nenhum lixo deixado para trás,
 só mesmo a chuva ficou por lá



 
a crença de dois amigos curitibanos 



 
e não é que até o Obama lá estava, distribuindo simpatia e cumprimentos?..rsrs 



voltando para a casa e o tempo ainda estava carrancudo, mas,
 nos ofereceu esse belo espetáculo: uma moldura de fundo branco,
em perfeita harmonia com o grande edifício,
ao lado da Esplanada, na Asa Norte.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário