sexta-feira, 24 de julho de 2015

Dia do Agricultor


           Em 28 de julho de 1960 o Ministério da Agricultura completava 100 anos. Para marcar o evento o então presidente Juscelino Kubitscheck instituiu aquela data como sendo o DIA DO AGRICULTOR. Uma homenagem ao herói que tudo produz, sem descanso, sem domingo, feriado nem nada. Sempre na lida do campo com suas plantações e animais

Emociona-me a alvura imaculada dos algodoais em colheita, o rubro-verde dos cafezais em cereja, o galeio mágico que o vento provoca nos canaviais verdejantes ou nos dourados trigais; encanta-me o cheiro adocicado das espigas dos milharais, ou os      laranjais carregados, as flores das fruteiras polinizadas pelas abelhas operárias; orgulha-me o progressista ronco das colhedeiras nos sojais e arrozais maduros; admiro os capinzais cultivados, alimentando rebanhos leiteiros e de sadia carne; minha alma se desvanece a cada vez que vejo uma semente germinando no milagre da preservação das espécies.

Amo a agricultura, profunda e reverentemente. E respeito, admiro e venero os milhões de homens e mulheres que, dia após dia, ano após ano, em comunhão sublime com      a natureza e com o Criador, plantam e colhem tudo o que garante a perenidade da existência.

           Não há ovo de Páscoa sem plantador de cacau, não há vestido de seda sem plantador de amoras, não há cabos e pneus de borracha sem plantador de seringueira, não há papel sem plantador de árvores, não há cerveja sem plantador de cevada, vinho sem      plantador de uva, não há calça jeans sem plantador de algodão, não há sapato e bolsa sem o pecuarista, não há etanol sem cana, não há pão sem trigo, óleo sem soja, manteiga sem leite, não há vida sem a agricultura e sem o agricultor.
                              (Roberto Rodrigues- 28/07/2012)
 
         Plagiando, em parte, o ex-ministro eu diria que escolhi a profissão de engenheiro agrônomo por amar a terra e aos seus amanhadores, meus próprios pais e também por reconhecer que o trabalho do agricultor é o parceiro constante do cidadão urbano: um não vive sem o outro. São gêmeos univitelinos, para não dizer siameses. O valor e o respeito a esses trabalhadores do campo já foram cantados em prosa e verso. Mas, destaco apenas duas frases de autores desconhecidos:
 
“O melhor adubo da terra é o suor daqueles que nela trabalham”.

"A Agricultura é a primeira das artes. A ela seguem-se a indústria, o comércio e os serviços".

 A primeira enaltece o esforço e a dedicação do agricultor que, sob chuva ou sol, está sempre no trabalho e agradecido a Deus. De fato a agricultura é a primeira das artes no processo de desenvolvimento econômico e social. Somente após a colheita seguem-se as demais artes, a indústria, o comércio e os serviços. Sua pujança de hoje desmentiu para sempre a malfadada teoria malthusiana que previa o fim do mundo por falta de alimentos. Assim, é desnecessário falar sobre o avanço da tecnologia no campo que, sem dúvida, impulsionou a produção e produtividade além de tornar o trabalho do homem mais ameno.

      O amor à terra deve começar pelo berço, pois devemos ser gratos ao solo que nos alimenta na vida e nos acolhe na morte. Assim também o respeito e a gratidão a quem nela trabalha, o Agricultor! Um privilegiado que diariamente sente o cheiro da terra, dos animais, vê a semente germinar e vive em plena harmonia com a mãe-natureza.

 
Brasília, julho de 2015

 Paulo das Lavras


O agricultor tem o privilégio de amainar a terra, nela
depositar a semente e vê-la germinar, crescer e produzir
       alimentos. Uma dádiva de Deus para a nossa
                       sobrevivência física

 
          O melhor adubo da terra é o suor daquele que nela trabalha... o Agricultor

 

...e depois vem a farta colheita de cereais...

 
                                                           ...de hortaliças, carne, leite...

 

... e frutas
 
 
Que tal um cafezinho especial, plantado, irrigado, colhido,
      secado, beneficiado, torrado e moído, na chácara, artesanalmente?
         Arte aprendida com o pai, cafeicultor do sul de Minas,
         e aprimorada  com a agronomia. Ainda que em Brasília,
         a bebida  é fina, suave, como os cafés da região sul mineira...
 
 
O amor à terra deve começar pelo berço, pois devemos ser
gratos ao solo que nos alimenta na vida e nos acolhe na morte.
O netinho colhe cenouras e já há um guloso, o cavalo, à espera
(ao fundo da foto)
 
 
 
O agricultor plantou e cuidou, o menino colheu e a netinha
alimenta o cavalo.

...e o agricultor alimenta não somente o corpo, mas também a
alma com a beleza das flores que ele cultiva
 
                                 O agricultor mais longevo que conheci – Sr Vico, meu pai,
aos 90 anos, voltando da “tarefa” diária. Viveu na lida do campo
 até os 101 anos. Amor à terra e às vaquinhas de leite. 


 Homenagem da FAB . O Sr. Clovis (Vico), meu pai, nem era Aviador, mas nasceu no mesmo dia da invenção do avião e  com a FAB, que o homenageou,    comemorou os 100 anos da invenção 
do avião juntamente com seu próprio centenário.
Clique na foto para ler o texto/homenagem da FAB ao agricultor

Foto: Cecomsaer – out 2006 





 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 


 

 


 

6 comentários:

  1. Linda a sua homenagem! Também me admiro e respeito o homem do campo. O primeiro a me inspirar foi meu avô materno. Fazendeiro no Sul de Minas. Com ele aprendia a amar a terra, as plantas, os animais e a natureza enfim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado. De fato a agricultura é a mais honrada das profissões, pois devolve em frutos o suor derramado por quem a cultiva.
      Gostaria de receber sua mensagem pelo e-mail: paulosilvadf@gmail
      abraços

      Excluir
  2. Belíssima e merecida homenagem aos praticantes desta "arte".
    Sou produtor rural e a minha descendência vem até onde sei,de mais ou menos 1600, da origem da família Andrade/Junqueira/Guimarães.
    Quero dizer que meu pai, meu avô, meu bisavô, meu trisavô eram produtores.
    Muito trabalhadores e senhores honrados que ajudaram a construir esta nação.
    Grande abraço ao amigo, que foi vizinho do Tio Quincas na infância.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Andrade Junior. Parabéns pela sua atuação no setor agrícola, seguindo a tradição de seus ancestrais. Os Agricultores merecem, sim, todo o respeito da sociedade pelo muito que fazem para alimentar suas famílias e 85% da população brasileira que vive nas cidades, além, claro, do grande volume de exportações.

    ResponderExcluir
  4. Maravilha de texto, meu amigo Paulo Roberto. Nós engenheiros agrônomos tivemos o privilégio de conviver com muitos agricultores em toda nossa vida, ainda mais nós que nascemos e crescemos perto deles, ajudando plantar e colher. Parabéns pelo belo texto. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Chico do Vale. Nossas raízes são os maiores tesouros que temos. Nossos pais nos deixaram um grande legado com seus exemplos de amor à terra. Abraços

      Excluir