quarta-feira, 8 de abril de 2015

UFLA em destaque


Ontem, 07/04, participamos de duas importantes solenidades aqui, em Brasília. Ambas com a participação do Reitor da Universidade Federal de Lavras - UFLA, José Roberto Scolforo. Embora os eventos tenham maior destaque nacional, não pude deixar de notar outro destaque especial, o protagonismo nacional e internacional da UFLA. Na primeira solenidade, no MEC, em reunião com o novo Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, empossado um dia antes, fizemos questão de apresentar o nosso reitor como o da melhor universidade brasileira no ranking mundial "Green" (http://www.ufla.br/ascom/2015/04/06/ufla-e-reconhecida-como-exemplo-de-sustentabilidade-em-programa-de-rede-nacional/). O Ministro gostou de saber disso. Foi ótimo o primeiro contato com ele e o reitor se dispôs a colaborar com iniciativas no âmbito da sustentabilidade nas universidades, tomando como base o sucesso alcançado pela UFLA e reconhecido mundialmente pelas práticas de desenvolvimento sustentável, de manejo e conservação do ambiente.

O encontro no MEC contou com a presença de todas as IFES do país - universidades e institutos tecnológicos, quase uma centena de reitores. Conseguimos clicar alguns reitores de universidades federais mineiras ali presentes no encontro com o Ministro Janine.

Já o segundo evento, ainda no final da mesma manhã, foi realizado no Salão Solene do Palácio do Planalto. Tratava-se do lançamento do Programa “Humanizaredes” que é um Pacto de Enfrentamento às Violações de Direitos Humanos. Este programa se reveste de grande importância, pois visa à criação de uma ouvidoria online e o lançamento do site Humaniza Redes, para promover um ambiente virtual seguro e livre de discriminação e preconceito. O MEC é um dos pactuantes e um dos focos é a proteção à criança e ao adolescente contra os crimes nas redes sociais.

Assim, o Ministro da Educação, acompanhado dos reitores, participou daquela solenidade que contou com a presença da Presidente Dilma Rousseff. Também esteve presente a Ministra de Políticas para as Mulheres, a lavrense e professora da UNIFESP, Eleonora Menicucci, que ficou muito empolgada com os relatos sobre o sucesso da UFLA no ranking mundial Green. Decidiu, ali mesmo, agendar uma visita à nossa universidade, já para maio próximo.

 É muito orgulho para todos nós essa Universidade que seus professores, alunos e funcionários tão bem a fazem e representam.

 

Brasília, 08 de abril de 2015

Paulo das Lavras

Ministra Eleonora Menicucci, que visitará a UFLA em maio próximo.
 
 
O Ministro da Educação Renato Janine Ribeiro gostou dos relatos sobre a excelência da Ufla pelas práticas de desenvolvimento sustentável, de manejo e conservação do ambiente, com reconhecimento internacional.

 
Reitores mineiros: o segundo da esquerda Scolforo, da UFLA; reitora
 Nilda, da UFV; reitor Dagoberto, da UNIFEI; Reitor Jaime, da UFMG
 e Vice-reitor Marcos da UFJF.


                                                 "Humanizaredes"  –  Ministro da Educação assinando o Pacto

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário