sábado, 10 de agosto de 2013

Coisas de antanho..., menino mamparrento das Lavras. Uma crônica coletiva



            De vez em quando me vêm à mente uma palavra que era usada em casa, nos tempos de antanho, principalmente por minha mãe, lá pelos idos da década de 1950. Sempre que fazíamos corpo mole, queixando alguma dor inventada, para não fazer algo solicitado, ela olhava para a gente e dizia: “deixa de mamparra, menino”.
Hoje fui pesquisar na internet e encontrei uma definição que se encaixa exatamente naquele contexto:

"Mamparra - é substantivo. Termo usual no interior de Minas Gerais. Pode significar: Fingimento, corpo mole, preguiça. Fazer mamparra ou estar com mamparra é fingir-se de doente para fugir de um trabalho ou obrigação que demande esforço físico. (Venicio Gonçalves - Piracicaba – SP):
- Alguém precisa buscar lenha. - Eu não posso. Estou com dor nas costas. - Isso é mamparra sua (ou Você está com mamparra)"

Achei interessante que na definição do termo há uma nota informando que é um termo usado no interior de Minas. De fato, me lembro bem, esse termo só era falado em Lavras. Nunca o ouvi em outro lugar de nosso imenso território nacional. Coisas de Lavras. Alguém sabe a origem dessa palavra, mamparra? Gostaria de saber.


Maju Pinheiro Reis - ihhh.... já fui muito mamparrenta .
Quinta às 21:06 · Curtir (desfazer) · 1

Kilza Arbex - Essa não é do meu tempo ... Rsrs
Quinta às 21:08 via celular · Curtir (desfazer) · 1

Paulo Roberto da Silva - sim, Kilza Arbex.... na década de 1950 eu já era menino "véio" de 10 anos e você nem tinha nascido....rsrs
Quinta às 21:14 · Curtir · 1

Paulo Roberto da Silva - Maju, qual seria a origem dessa palavra?
Quinta às 21:17 · Curtir

Kilza Arbex - É de origem africana (Moçambique), pejorativa. Provavelmemte mais usada em MG, devido à quantidade de escravos que trabalhavam nas lavouras de café da região.  Kilza Arbex tbem é cultura!
Quinta às 21:24 via celular · Curtir (desfazer) · 2


Paulo Roberto da Silva - Ah, aí está, Obrigado, Kilza Arbex. Eu até imaginava que seria algo de origem tupi ou africana. Faz sentido, pois Lavras é região de origem mineradora e de cafeicultura escravocrata eles, os escravos trouxeram muita contribuição ao nosso idioma e sobretudo ao mineirêz. Os diminutivos vem das escravas, da amas de leite que em tudo punham o diminutivo para ninar ou falar com o sinhozinho desde o berço. Veja que o mineiro carrega isso até hoje...cafezinho, feijãozinho, leitinho... Quanto ao termo "mamparra", era muito usado nas fazendas. Está aí a explicação, mais que lógica , tks ...
.

Quinta às 21:26 via celular · Curtir (desfazer) · 1

Paulo Roberto da Silva -  ueh, Kilza Arbex... coincidência, empatamos na explicação... por conseguinte... deve ser vero a sua e a minha que veio depois que você postou o site informando a origem africana.
Kilza Arbex - Se não for, acabamos de "inventar" uma! Rsrs ... Mas, faz sentido, ne?

Ângelo Alberto De Moura Delphim - Conheço certa pessoa que vive de mamparra. Quem será?

Valéria Castro - Já ouvi muitas vezes esse termo.  Principalmente de pessoas da zona rural.

Paulo Roberto da Silva - quem seria, hein, Ângelo Alberto De Moura Delphim...?




Paulo Roberto da Silva - Sim, Valéria Castro,  isso reforça a tese de que é uma palavra de origem africana, usada pelos escravos nas fazendas do sul de Minas.
Quinta às 22:07 · Curtir · 1

Ângelo Alberto De Moura Delphim - Garanto, Paulo Roberto, que no lugar em que ela está agora, não está fazendo mamparra nenhuma


J Galvão Guimarães - Ouvi muito quando criança, menino manhoso, na fazenda, fazia muita mamparra.
Quinta às 22:13 · Curtir (desfazer) · 1

Paulo Roberto da Silva - oh... nem vamos falar...., pois nessas alturas teria que ser em alemão, inglês, francês ou italiano..., não é Ângelo Alberto ?
Quinta às 22:20 · Editado · Curtir

Paulo Roberto da Silva - Oh, mais um que conviveu em fazendas e ouviu, não é J Galvão ? A tese de Kilza e minha está se consolidando.
Quinta às 22:19 · Editado · Curtir · 1

Paulo Roberto da Silva - Ôh, Marco  Antônio , desta vez não podemos fazer mamparra, não, pois o Chico Do Vale estará nos esperando na casa dele, em setembro...
Quinta às 23:30 · Curtir · 1

Chico Do Vale - é verdade... podem ir marcando a data... o vinho já está preparado...
Quinta às 23:31 · Curtir

Paulo Roberto da Silva - e você sabe o que é mamparra, Chico Do Vale? Garanto que o Sr Luiz Teixeira da Silva sabe...
Quinta às 23:33 · Editado · Curtir

Chico Do Vale - Mamparra, é fazer corpo mole...
Quinta às 23:34 · Curtir (desfazer) · 1

Chico Do Vale - é isso mesmo, Paulo Roberto ?
Quinta às 23:37 · Curtir

Paulo Roberto da Silva - sim, é isso mesmo, veja lá no texto que postei e, segundo outras postagens, é palavra de origem moçambicana, dos escravos das fazendas de Minas, estado aonde é usada essa palavra e só no interior, como Lavras e Itumirim, nossas terrinhas, Chico Do Vale.
Quinta às 23:41 · Curtir · 1

Rita Penoni - Nunca ouvi ninguém dizer esta palavra. Mas , os antigos tinham uns dizeres sábios. Mais uma para aprender...
Ontem às 07:14 · Curtir (desfazer) · 1

Maria Lúcia Cunha Carneiro - Já encontrei, é de origem africana, Moçambique. Mais tarde posto para você uma foto do verbete do Novo Aurélio Século XXI.
Ontem às 09:09 · Curtir (desfazer) · 1

Luiz Teixeira da Silva - Paulo Roberto, lembro-me muito bem dessa palavra mamparra! Minha mãe falava muito! Esse seu comentário me fez lembrar de uma outra palavra que minha mãe sempre dizia: ÁTIMO! Tipo assim: "Fulano foi lá num átimo...!" Nunca mais ouvi outra pessoa falar essa palavra! Quando a encontrei na Bíblia, resolvi pesquisar na net e fiquei conhecendo a origem dela. Muito legal essas recordações.
Ontem às 09:17 · Curtir (desfazer) · 2

Antonio Aécio Pereira - Minha mãe dizia; "deixa de ser mamparreiro menino". Saudades dela e daquele tempo.
Ontem às 11:54 · Curtir (desfazer) · 2

Cida Pacheco - muito legal, minha mãe e meu pai sempre usavam essa palavra.
Ontem às 12:44 · Curtir (desfazer) · 2

Renato Libeck - Tem uma palavra que é dos meus tempos de criança : Fulano de tal hoje amanheceu MACAMBÚZIO !! Amanheceu desanimado, corpo mole, tristonho, etc. Não sei se alguém já ouviu a tal palavra.
Ontem às 12:48 · Curtir (desfazer) · 2

Paulo Roberto da Silva - Olha só, então era mais comum do que eu imaginava, não é, Maria  Lúcia Cunha Carneiro, Antônio Aécio Pereira, Cida Pacheco e Luiz Teixeira da Silva? Renato Libeck, essa palavra, macambuzio, era marca registrada do prof. Valdir Azevedo, principalmente nas aulas de matemática...
Ontem às 13:26 · Curtir · 3

Cida Pacheco - rsrsr, tambem ouvia muito essa palavra do meu avó
Ontem às 13:28 · Curtir (desfazer) · 2

Maria Lúcia Cunha Carneiro - Meu pai adorava usar essa palavra: macambúzio! Em Lavras tivemos uns vizinhos, duas senhoras solteiras e o irmão (que se casou muito depois de eu haver me casado...) Eram pessoas boníssimas. Uma delas sempre dizia: "Nunca houve nada igual nos anais da história!" e gostavam também e usar a palavra "ojeriza" que eu sempre achei muito feia. Nunca me esquecerei disso!
Ontem às 16:00 · Curtir (desfazer) · 1

Maria Lúcia Cunha Carneiro Aí vai a origem de "mamparra", segundo o Novo Aurélio Século XXI.
Ontem às 16:36 · Curtir (desfazer) · 2

Maria Lúcia Cunha Carneiro - Veja aqui, que curioso! http://tnb.art.br/rede/mamparra. Sabe que há uma cidade, no Estado de São Paulo, chamada Mamparra!
Mamparra | Toque no Brasil

A palavra Mamparra vem para o português brasileiro de um dos quimbundos de Angol...a. Significa lá um grupo reunido, uma festa. No Brasil, virou um bando de vagabundos ou ainda preguiça, trapaça, trambique, furto e por aí vai. (Procura no Google pra ver). A banda Mamparra carrega tudo isso, dos dois lados do Atlântico.
Ontem às 16:49 · Curtir (desfazer) · 2 · Remover visualização

Erlei Guimarães - Macambuzio erra muito usada pelo prof. Louzada... minha mãe usava TRIBUZANA para chuva muito forte...
Ontem às 17:24 via celular · Curtir (desfazer) · 3

Paulo Roberto da Silva - Então está comprovado, até mesmo pelo Novo Aurélio, que se trata de palavra da língua Ronga, da região de Maputo, capital de Moçambique, não é Maria Lúcia e Kilza Arbex.?
há 22 horas · Curtir · 2

Paulo Roberto da Silva - ôh Erlei Guimarães, macambuzio parece que era mesmo mais usual do que pensávamos, mas essa aí do tribuzana... nunca ouvi, não...rsrs
há 22 horas · Curtir · 1

Kilza Arbex - exactly ... Renato Libeck, minha filha participou do Soletrando e foi eliminada na etapa final justamente por conta dessa palavra (macambúzio) ... esqueceu-se de dizer acento agudo ... ô raiva!
há 22 horas via celular · Curtir (desfazer) · 2

Antonio Aécio Pereira - Eu tinha um amigo, mas que isto, acho que mais que irmão; Sebastião Anacleto Silva, "Dinho" morreu no incêndio do Edifício Joelma. Ele dizia hoje estou maçulebático, não procure em dicionário, pois não tem. Nunca procurei....
há 21 horas · Curtir · 1

Antonio Aécio Pereira - Tribuzana ouvi muito
há 21 horas · Curtir · 1

Antonio Aécio Pereira - Meu pai falava "está fazendo uma tribuzana no chuvisqueiro"!
há 21 horas · Curtir (desfazer) · 1

Paulo Roberto da Silva - O Anacleto era irmão do Antônio Marciano, professor da Ufla. Foram meus vizinhos e amigos de bola de gude, finca e pipas, além dos cavalos e caçadas na fazendinha da rua Progresso onde morei. Ele, Anacleto, era asmático e morreu sufocado pela fumaça, além de pisoteado nas escadaria do Joelma. Havia apenas um chamuscado de fogo na barra da calça. Tinha menos de 30 anos quando foi levado por aquela tragédia que ceifou quase 200 vidas. Saudades...
 há 21 horas · Curtir · 1

Antonio Aécio - Pois é, o Antônio Marciano tinha apelido de Chuca. Tinha também o Dedé e o Mauro, paro por aqui, pois isto me emociona muito.
há 21 horas · Curtir (desfazer) · 1

Maria Lúcia Cunha Carneiro - Tudo aqui começou com uma mamparra, num átimo passou por uma tribuzana (também trabuzana) e acabou nos deixando muito macambúzios com esse evento no Joelma.
há 16 horas · Curtir (desfazer) · 1

Paulo Roberto da Silva - Olha só, eu não conhecia essa veia poética de nossa colega Maria Lúcia. Vejam aí, Nelson Cunha e Jussara Rodarte. Que surpresa, mostre-nos mais, pois garanto que você tem outras produções literárias por aí.

Maria Lúcia Cunha Carneiro - Tenho muitas! Paulo Roberto! Os amigos gostam bastante! De vez em quando publico em umas coletâneas de Movimentos Literários. Vou lhe apresentar alguns trabalhos.
há 4 horas · Curtir (desfazer) · 1

Luiz Teixeira da Silva - Paulo Roberto gostei dos comentários de todos vocês. Muito divertido. E bem criativa e poética sua amiga Maria Lucia.
há 2 horas · Curtir (desfazer) · 2

Maria Lúcia Cunha Carneiro - Obrigada, Luiz Teixeira da Silva.
há 2 horas · Curtir (desfazer) · 2

Paulo Roberto da Silva - Olha só, viu, Sr. Luiz Teixeira? Acabamos de descobrir os pendores de Maria Lúcia . Só falta nos indicar o endereço para acessar a sua produção literária. Aguardamos.
há 2 minutos · Curtir

Paulo Roberto da Silva E aí, Dona Dilma Abreu e Anízio Pereira da Silva, se lembraram das reprimendas da Dona Liquinha?

..............   ........      ................

Nenhum comentário:

Postar um comentário