quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Lavras, 14 de Agosto de 1832. Um pouco de história

 
Embora a foto acima, copiada dos arquivos de Luiz Teixeira da Silva, retrate os anos de 1930 ou 1940, mostrando o Teatro Municipal e logo mais abaixo a antiga sede da Prefeitura e da Câmara Municipal da cidade de Lavras-MG, o título desta crônica está certo: 14 de agosto de um mil oitocentos e trinta e dois... . Lá se vão 181 anos de fundação da Câmara Municipal de Lavras. Esta foi a data de sua instalação: 14 de Agosto de 1832.
A Villa de Lavras do Funil pertencia à Comarca do Rio das Mortes, na Província de Minas Gerais., região de exploração do ouro e pedras preciosas naquele início do século XVIII. A primeira reunião da Câmara Municipal foi na casa do cidadão brasileiro Francisco José Teixeira e Souza. Reuniram-se José Antônio Diniz Junqueira (presidente eleito), Reverendo Vigário Francisco de Paula Diniz e os vereadores: Francisco José Teixeira e Souza, o Sargento Mor Thomaz de Aquino Alves de Azevedo, Antônio Caetano de Andrade, e Antônio Simoens de Souza. Manoel Thomaz de Carvalho e Domingos de Abreu Salgado se encontravam ausentes e, por isso, não puderam comparecer.
 Eram, portanto, oito vereadores, incluindo o presidente (in: Vilela, M.S - A Formação Histórica dos Campos de Sant´Ana das Lavras do Funil. Ed. Indi, 2007, 450p. :il. – pág. 57-58) e a partir de então a Villa começou a se movimentar. Levantou-se o Pelourinho – marco simbólico da existência de autoridade constituída e logo em seguida, em 1º de setembro de 1832, procedeu-se a eleição dos juízes. Havia cerca de 1.500 a 2.000 moradores na sede que contava com 245 prédios e nenhuma rua com calçamento. Evidente que a vila progrediu e em 1868 (20 de julho) foi elevada à categoria de “cidade”.
A data de criação do poder legislativo foi perpetuada como nome uma rua da cidade, situando-se transversalmente à Chagas Dória.
Abaixo pode ser vista a cópia da Ata de Instalação da Câmara Municipal da Vila de Lavras do Funil.
A propósito, neste ano de 2013, houve festa na cidade ou sessão comemorativa na Câmara Municipal?
 
Brasília, 14 de agosto de 2012
Paulo das Lavras
 
Acta de instalação da Câmara Municipal da Villa de Lavras do Funil:
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário