domingo, 11 de novembro de 2018

Ser reconhecido ou reconhecer-se?


(para o Prof. Alfredo Scheid Lopes)


Certa vez o ministro Carlos Ayres Brito disse: “em tudo o que faço, não faço questão de ser reconhecido, mas em me reconhecer!”. Tal afirmação revela o profundo caráter da pessoa que sempre cumpriu sua missão sem esperar recompensas. Para essas, não importa agradar aos demais e sim, a correção o acerto de suas próprias atitudes, ainda que essas ações venham a afetar positiva ou negativamente a seus críticos. O importante é que a ação reflita aquilo que de mais essencial há em sua pessoa, a verdade, a ética e o respeito ao próximo.

Essa é mesmo uma verdade lapidar, própria de quem tem o controle sobre si e consciência de seus atos. Não existe maior recompensa que, ao chegar ao final da carreira profissional, ouvir ou receber homenagens pelo seu trabalho realizado. E essas homenagens são maiores, mais significativas, quando não esperadas. São as surpresas, mais que a ação propriamente dita, que mais tocam aqueles que bem cumpriram sua missão profissional.

Com esse preâmbulo, quero fazer um elogio, em cima de outros elogios, ao Professor Alfredo Scheid Lopes. Tenho acompanhado sua página nas redes sociais e ali sempre aparecem ex-alunos a elogiar seu competente trabalho, dedicação e zelo para com o futuro profissional de seus orientandos. Também faço parte desse coro de gratidão, e notem, fui aluno dele há exatos 54 anos. Sim cinquenta e quatro anos e ainda o tenho na memória e mais que isso com muita gratidão no coração. Agora, depois de tanto tempo, vejo que continua o mesmo. Ainda que aposentado, há bastante tempo, a universidade ofereceu-lhe uma sala, permanente, onde dá expediente, gratuitamente, para produção científica e de pesquisas e orientação de alunos de cursos de pós-graduação.

Parabéns, Prof. Alfredão, você foi o melhor não apenas na educação agrícola superior, mas também na profissão de especialista em Solos sob Cerrado, ajudando a desenvolver nossa agricultura nesse imenso cerradão nacional. Foi também, ao lado de extremo e positivo rigor nas exigências do aprendizado de seus alunos, o mais amigo, o maior incentivador profissional daqueles jovens rapazes e moças, seus alunos, até mesmo no esporte, onde você foi campeão sul americano. Sua humildade, simplicidade e ética no trato com todos, aliadas à capacidade e conhecimento técnico e extensa lista de publicações no país e no exterior, levou-nos à certeza de que ele nunca se preocupou em “ser reconhecido”, mas sim de transmitir a verdadeira formação aos seus alunos e trabalhar pelo desenvolvimento agrícola.

Isso é o que importa! E hoje (na verdade ao longo de toda sua vida profissional), você colhe os frutos de seu dedicado e competente trabalho. As palavras do ministro Ayres Brito estão certas, mas, no meu entendimento e em especial aplicado a você, faltou complementar: “... pois, o reconhecimento virá por acréscimo!”. E ele tem sido farto para você. Porque tudo que você fez veio direto do coração!
 

Que seus anos de vida se prolonguem e possa continuar a recompensadora colheita, por muito tempo ainda, além dos 80 já completados. Amém!

Brasília, 11 de novembro de 2018

Paulo das Lavras  



Professor Alfredo Scheid Lopes, recebendo uma homenagem internacional e em seu gabinete
 na Ufla, aos 80 anos de idade.

 "The state of mind which enables a man to do work of this kind … is akin to that of the religious worshipper or the lover; the daily effort comes from no deliberate intention or program,
but straight from the heart"
(Albert Einstein - From a Speech “Principles of Research”, 1918)

("O estado de espírito que permite que um homem faça um trabalho desse tipo é semelhante ao do adorador religioso ou do apaixonado; o esforço diário vem não de uma intenção ou um programa deliberado, mas direto do coração") 
 
Citação e tradução de Camilla Kovalsky, em homenagem ao Prof Alfredo S. Lopes)
 
 


4 comentários:

  1. Realmente um pesquisador excepcional e pessoa maravilhosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza e por isso merecedor de todas as homenagens.um benfeitor da Ciência e Educação

      Excluir
  2. Professor Alfredo minha gratidão por me ensinar tudo sobre a vida e essa relacao dos seres vivos com a vida ....a pessoa mais humana que conheci....obrigado PROFESSOR

    ResponderExcluir
  3. Professor Alfredo minha gratidão por me ensinar tudo sobre a vida e essa relacao dos seres vivos com a vida ....a pessoa mais humana que conheci....obrigado PROFESSOR

    ResponderExcluir