A alma é movida
a saudade. Não tem o menor interesse no futuro.
A saudade é uma
coisa que fica andando pelo tempo passado
à procura dos pedaços de nós mesmos que se
perderam.
(Rubem Alves)
O
filósofo, educador e poeta Rubem Alves era neto do Capitão Evaristo Alves,
político e famoso comerciante de Lavras. Seu imponente sobrado, como mostra a
foto, se destacava na praça central da cidade. O capitão Evaristo era casado
com Dona Delmina, filha do Dr Jorge, que vinha a ser o industrial proprietário
da União Fabril de Lavras, a fábrica de tecidos situada às margens do Rio
Grande, no local ainda hoje conhecido por Fábrica Velha. Rubem Alves, seu
bisneto conta que Dr Jorge plantou muitas árvores na praça em frente ao seu
sobrado, como palmeiras, tipuanas, jatobás e ipês. Espírito empreendedor criou,
juntamente com seu genro, o Capitão Evaristo, a Cia de Navegação do Rio Grande,
importando barcaças dos EUA semelhantes aos vapores que navegavam no rio
Mississipi. O casarão, conhecido por Sobrado do capitão Evaristo, foi incendiado
em 13 de maio de 1962 por um piromaníaco, Sr Lucílio, que também colocou fogo
em vários outros prédios antigos da cidade. Ali no sobrado do capitão Evaristo
funcionavam, no térreo, uma grande loja da CAMIG, o Salão Cristal, um bar, um
pequeno Café de propriedade do Sr Marani onde trabalhava meu amigo, menor, José
Augusto, que sempre nos servia o cafezinho na década de 1960. Naquele tempo
parece que não era proibido o trabalho de menores, pois ele pagava o Colégio Aparecida
com o próprio salário. Havia também naquele sobrado um gabinete dentário do Dr.
Antônio Cherem. Vinte e dois dias depois o mesmo maníaco ateou fogo ao Hotel
Jardim, na mesma praça. Lembro-me ainda de um terceiro incêndio criminoso também
na mesma praça. Lucílio Smith, o piromaníaco ainda não identificado, incendiou o
prédio situado ao lado do cine Brasil. Era o dia 09 de junho, menos de um mês
depois do incêndio do sobrado do capitão e nove dias depois do segundo incêndio.
Era um sábado, dia de ir ao cinema. Estávamos assistindo à sessão das 18:30h
quando se acenderam as luzes e o porteiro, Nego, pediu que todos saíssem
rapidamente e que os ingressos seriam devolvidos. Ao sair nos surpreendemos com
as enormes labaredas vindas do prédio ao lado onde funcionava um depósito da
Mobiliaria Aliança, de nosso amigo Luiz Teixeira da Silva. Alguns populares se
arriscavam e retiravam móveis e objetos de decoração que eram colocados bem ao
meio da rua. Foi uma cena apavorante e triste que presenciamos. Identificado em
outra tentativa de incêndio, Lucílio confessou que iria incendiar o antigo
prédio da Prefeitura, hoje, Casa da Cultura, magnificamente restaurado e o
antigo Teatro Municipal, verdadeira réplica do Scala de Milão. Com medo desses
incêndios, as autoridades decidiram demolir o teatro. Uma pena.
Mas,
voltando a Rubem Alves, que passou parte de sua infância naquele sobrado, ele
descreve como tudo ali era grande. As portas grandes na largura e na altura.
Eram grossas e pareciam que eram para deixar passar gigantes. Os corredores
largos demais. Longos demais. E o pé-direito das paredes era muito alto. Tinha cinco portas de frente para a praça. As
duas da direita eram do armazém. A do meio, de duas bandeiras, porta de gigantes
era a porta de entrada para o sobrado. Ali o ar tinha o perfume dos perfumes da
barbearia, a qualquer hora. Passada essa porta, ao caminhar para o corredor e
se aproximar da escada, à esquerda, o cheiro do perfume era substituído pelo
cheiro de mofo que vinha dos cômodos permanentemente fechados e úmidos.
Vencidos os onze degraus do primeiro lance e os treze do segundo, chegava-se à
sala de visitas que se situava do lado direito. Um mesmo batente sustentava
duas portas para o acesso à sala. A primeira, externa, de madeira maciça era
também uma porta para gigantes. A segunda, interna, mais delicada tinha
caixilhos de alto a baixo com vidros coloridos importados, vermelhos, azuis,
amarelos e verdes. O teto barroco, abaulado. Era decorado com frisos dourados.
No ângulo do fundo o piano Pleyel e seus candelabros importados da França.
Havia um conjunto de sofás de palhinha, produto artístico do artesanato local
do século XIX, consoles e mesas de mármore com jarras de cristal. Um enorme e
pesado espelho de cristal, pendurado na parede dos fundos sobre o sofá,
completava a decoração daquela enorme sala onde o menino, sozinho, sentia-se
menor ainda. Ele sabia que, nos anos da riqueza, aquela sala fora palco de
muitas festas, as chamas das velas refletidas nos espelhos e nos cristais dos
lustres. À esquerda da sala saía outro corredor que se dirigia para as
entranhas da casa, caminho interditado às visitas de cerimônia. Ambiente
formal, lugar de delicadezas, das cerimônias, do cuidado com as palavras, do
café com sequilhos. Os visitantes deveriam ocupar os lugares determinados. Não
havia improvisações, tudo estava em ordem, cada coisa no seu lugar.
Do
lado poente, continua Rubem Alves, estava a sala de jantar com suas oito janelas. Estas eram
emolduradas com trepadeiras onde os gambás passeavam à noite com seus olhos
brilhantes, olhando curiosos e sem medo das pessoas reunidas na sala. As
paredes com pinturas a óleo, de cor verde suave, eram adornadas, bem no alto,
por uma franja de miniaturas, obra de um artista, com cenas marinhas e bucólicas.
Num lugar do assoalho, próximo a uma coluna de madeira, havia uma argola de
ferro pregada às tábuas largas, cuja função nunca ninguém explicou ao menino.
Suas fantasias infantis faziam-no imaginar que ali se amarravam os escravos. Um
relógio de carrilhão estava pendurado na parede ao lado de uma porta que
conduzia ao quarto de badulaques. Era o quarto do mistério, do desejo do
menino. Para ir de um quarto a outro se passava por dentro dos intermediários.
Havia neles um aveludado e discreto perfume de urina, resultado de milhares de
noites de urinóis cheios que eram esvaziados pelas manhãs em procissão, cada
pessoa carregando discretamente o seu, na direção do banheiro, tarefa humilde
que em outros tempos, fora realizada pelas escravas. O menino nunca entendera
por que razão não se usava diretamente o banheiro em vez de urinóis guardados
debaixo da cama. Mais tarde atribuiu esse costume aos hábitos do tempo em que a
“casinha” ficava do lado de fora da casa grande e dava medo de ir lá fora
durante a noite. E aqui fico eu a imaginar..., noite escura sem iluminação
alguma, no sereno ou na chuva. Vai que algum bicho resolvesse atacar, ou se
houvesse alguém na espreita...
Da
sala de jantar saía outro corredor em direção à cozinha e banheiro. Dava acesso
a três quartos, um dos quais era o de visitas, onde o menino, Rubem Alves e sua
mãe ficavam. Um dos quartos era usado como copa, com mesa e cadeiras, um grande
filtro d’água, máquina antiga se fazer sorvetes, abandonada e um enorme armário
branco com jogo de porcelana inglesa, nunca usado. Na prateleira inferior
ficavam as bananas-prata com seu saboroso cheiro que inundava o corredor de
alegria. Uma delícia! Depois do corredor ficava a cozinha com seu fogão de ferro
e finalmente o banheiro com privada artisticamente decorada, importada da
Inglaterra e duas banheiras. Uma para os homens, normal e a outra para as
mulheres, diferenciada. Parecia uma poltrona grande, muito grande, de encosto
reclinado e assento afundado. As pernas de quem tomava banho ficavam pendentes
para o lado de fora. O menino nunca entendera as razões para aquelas diferenças
que tornavam a banheira das mulheres tão estranha. Talvez para que os homens
nunca as usassem. O seguro morreu de velho e todo cuidado é pouco, concluiu o
menino aos sessenta anos.
Depois
do banheiro, ao final do corredor, havia a escada escura e estreita que levava
à antiga senzala, à horta e ao jardim interno da casa. O menino Rubem se
lembrou de que aquele pátio do sobrado do Capitão Evaristo Alves de Azevedo, um
dia serviu para abrigar um elefante de circo. Estava estressado com o assédio
do público e o único lugar reservado em que podia descansar era o pátio da
antiga senzala do casarão de seu avô.
Assim
foi, nos idos de 1935/45, o sobrado do Capitão Evaristo, avô do grande poeta e
filósofo Rubem Alves que ali viveu parte de sua infância e nos relatou. Pouco
mais de 15 anos depois um piromaníaco colocou abaixo aquele belo sobrado com um incêndio que
apagou para sempre aquele belo cenário. Porém sua memória é indelével na alma
dos lavrenses. Se os fotógrafos cuidaram de perpetuar a memória retratada
daquele famoso sobrado, conforme mostram as fotos aqui anexadas, Rubem Alves
nos deixou o seu legado perpetuado numa de suas inúmeras obras, de onde
transcrevemos as memórias acima. Seu livro de memórias da infância, “O velho
que acordou menino”, é fonte inesgotável sobre a vida no casarão. Se aqui nos
restringimos às descrições físicas, vale a pena ler suas crônicas sobre o
cotidiano daquele local e da cidade nos anos de 1935 a 1970. Porém, antes de
encerrar, lembraremos apenas mais um episódio contado por Rubem Alves: o famoso “leão das nove”. Quem
foi jovem nos anos de 1960/70 se lembrará desse fenômeno. Incrível..., bateram as
nove horas da noite e como num passe de mágica a cidade ficava totalmente
deserta. Todos corriam para suas casas. Os namorados e a garotada que lotavam o
jardim sumiam, a praça central, bem defronte ao sobrado do capitão Evaristo, se
esvaziava, não ficava ninguém. Rubem Alves assim descreve:
“Quando
o carrilhão do relógio da sala de jantar tocava a música das 8h 45 da noite era
servido chá num bule de prata, coberto com um abafador. Eu começava a ficar
ansioso. Estava chegando a hora do pânico, quando o carrilhão batia 9 horas. As
9 horas provocavam pânico em todos, que apressavam em ir para a cama como se
uma grande catástrofe fosse acontecer caso se estivesse perambulando pelo
sobrado às 9h 15. A cidade inteira tinha medo das 9. A praça estava cheia de
moços e moças que faziam o “rela”. Mas, repentinamente, de um golpe só, a praça
ficava vazia. Explicaram- me que esse pânico era um resíduo de tempos muito
antigos, quando havia uma ronda policial que, às 9 da noite, saía para prender
os vagabundos. Porque somente vagabundos poderiam estar perambulando pelas ruas
àquelas altas horas da noite.” Em compensação acordava com os badalos das 5h:
30, saía caladinho para a praça e se deliciava com o frescor das manhãs, o
cheiro das árvores, passarinhada cantando, sem nenhuma presença humana,
felicidade indescritível, ele e a natureza. Rubem Alves foi assim, amava a
natureza e as crianças e por isso se tornou igual a elas – o velho que acordou menino
e reviveu a Lavras de 70/80 anos atrás. Não foi a toa que disse:
A
alma é movida a saudade. Não tem o menor interesse no futuro.
A
saudade é uma coisa que fica andando pelo tempo passado
à procura dos pedaços de nós mesmos que se
perderam
As
almas dos velhos e das crianças brincam no mesmo tempo.
As
crianças ainda sabem aquilo que os velhos esqueceram e têm de aprender de novo:
que a vida é brinquedo que para nada serve, a não ser para a alegria!
Brasília,
04 de agosto de 2014
Paulo das Lavras
O sobrado do Capitão Evaristo Alves. Bico de pena estilizado nos anos 30
foto
da década de 1950. O sobrado foi criminosamente incendiado
por um
piromaníaco, em 13 de maio de 1962
O piano Pleyel, importado da França, que
ficava na sala de visitas do sobrado.
O
menino se deleitava com os acordes de Chopin, Litz e Debussy aprendido
por sua
mãe em aulas particulares no Rio de Janeiro.
Rubem Alves, o velho que acordou “menino” nas
Lavras do Funil
Antiga Prefeitura e atual Casa da Cultura. Restaurada
em 2013. Relíquia de mais de 100 anos salva da
sanha
do maníaco incendiário dos anos 1960.
Mesma sorte não teve o belíssimo Teatro Municipal
que foi demolido antes que fosse incendiado.
Li de um só fôlego e depois fiquei sem ele. De tanta saudade. Parabéns, Paulo Roberto, e um grande abraço.
ResponderExcluirA alma é movida a saudade. Não tem o menor interesse no futuro.
ExcluirIsaías, bem a propósito: "A saudade é uma coisa que fica andando pelo tempo passado à procura dos pedaços de nós mesmos que se perderam."
(Rubem Alves)
Eu não sei se choro ou se rio. Não sei se fecho os olhos e transporto-me para cada cena transcrita, ou se abro os olhos e fico ainda mais saudosa!
ResponderExcluirIncrível, Paulo, que história de vida emocionante. Este citado livro "Quarto de badulaques" está na minha lista de livros do Rubem que quero comprar e ler. Sonho em ler todos... a minha estante está cada mês mais linda! rsrs Agora, depois de saber o que encontrarei nele (não que eu não saiba que nos livros do Rubem só tem belezas), tratarei de tê-lo o mais rápido.
Agora, quanto o maníaco, que doido... destruiu o sobrado, mas não destruiu as memórias do menino. Mal sabia ele que o nosso poeta já o registrara e que incêndio nenhum apagaria as belezas vistas pelos olhos seus.
Quanto mais eu leio sobre o Rubem e quanto mais o leio, mais saudosa eu fico e tenho mais certeza do quanto é belo viver, ver as coisas simples da vida encerada por belezas! Sabe as flores de capim? Sempre as amei, desde criança lá na Fazenda do meu avô...eu saia pelos campos procurando por elas... cresci, tornei-me mulher, e o amor continuou... até que um dia, lendo o Rubem, descobri que ele também tinha um olhar diferente para elas... Quanta coisa parecida tenho com o Rubem. Acho que isso é coisa de Deus. Deus quer que o belo se encontre... E eu só posso encontrar com o Rubem através de seus escritos e da natureza.
Obrigada, Paulo, por fazer reviver a memória do homem que amava Ipês!
Deus lhe abençoe, e espero, um dia conhece você! rsrsrs
Abraços!
Lu,
ResponderExcluirO amor que ele, Rubem Alves, tinha pelas coisas simples é incrível. A começar pelas flores, com destaque para o ipê amarelo. Ele disse:
“As flores fazem parte da minha felicidade. ... São como as crianças, trazem amor e vida, têm o poder de desarmar e emocionar as pessoas”
Concordo e subscrevo as palavras do poeta, pois desde a infância fui cercado pelas flores dos jardins de minha casa e depois, no campo profissional, meu primeiro trabalho foi com os jardins da capital mineira, BH.
Eele sabe cutucar a gente, veja:
“A alma é movida a saudade. Não tem o menor interesse no futuro.
A saudade é uma coisa que fica andando pelo tempo passado
à procura dos pedaços de nós mesmos que se perderam”.
E então a gente desaba a meditar sobre o passado da infância, as coisas boas, incluindo os jardins, os ipês... e por aí vai.
Fico grato por ter gostado das crônicas. Meu contato, além do Facebook e respectivo messenger, segue abaixo. Aguardo os seus. Foi muito prazeroso falar consigo. Abraços
paulosilva@gmail.com
LuNovais, Veja isto: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2015/08/1663165-biografia-postuma-descreve-sede-por-liberdade-de-rubem-alves.shtml
ResponderExcluirÓtima essa crônica. Não é a primeira vez que a leio. Hoje, procurando algum registro sobre os incêndios da década de 60, encontrei-a novamente. Vou indicá-la ao nosso amigo Filipe, pois ele não sabia dos incêndios. Eu assisti há três deles.
ResponderExcluirSou eu, Paulo Roberto, Maria Lúcia. Não sei o que fiz, apareci como anônima.
ExcluirOlá, Maria Lucia, querida colega do Curso Científico, no Colégio Aparecida, em Lavras. Quem viveu nessa cidade carrega consigo os traumas de cada incêndio em série e um deles foi exatamente naque belíssimo Sobrado do Capitão Evaristo Alves, onde nosso poeta maior- Rubem Alves, viveu parte de sua vida. Que bom que voce gostou da crônica. Um abraço.
ExcluirP.S. você apareceu como unknown porque se esqueceu de marcar, ao final, a opção da postagem, se pelo FB ou pelo e-mail.
Que narrativa fantástica, andei por todo o sobrado que infelizmente o conheci apenas por fora. Além do Salão, tinha também um açougue, já lá nos fundos do sobrado, que dava frente para a lateral da igreja do Rosário. Tinha também uma pedra quadrada com cerca de 2 metros, ela ficava deitada por ali, a pedra era o pelourinho que existiu na época da escravidão ao lado da igreja, com a abolição, o pelourinho foi derrubado e a pedra, por ser muito grande, ficou no passeio e servia de banco para as pessoas. A pedra foi removida com os escombros do sobrado após o incêndio. Parabéns Paulo pela narrativa, fiz uma viagem ao tempo e adorei. Um abraço. Cicarelli
ResponderExcluirObrigado, Cicarelli. Estamos aguardando seu livro com histórias de Lavras.Não deixe de publicar as histórias que voce colecionou ao longo do tempo. Um abraço
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